Metodologia CASAVAL

 

A avaliação desktop CASAVAL utiliza técnicas estatísticas sofisticadas e uma vasta base de dados sobre valores de oferta, transação e de avaliação de imóveis de habitação em Portugal.

Na avaliação desktop CASAVAL o perito avaliador define o valor de mercado do imóvel através das metodologias tradicionais de avaliação (método comparativo e método de custo) e o apoio de modelos hedónicos.

Os modelos hedónicos consideram que o preço de uma habitação pode ser explicado através de um conjunto de atributos habitacionais, quer de localização (acessibilidades, proximidade a equipamentos, “qualidade da vizinhança”, entre outros), quer físicos (área de construção, número de quartos, idade, existência de garagem, qualidade dos acabamentos, estado de conservação, diferentes áreas, entre outros).

A abordagem seguida pela ImoEconometrics considera não apenas um único modelo hedónico, mas antes um conjunto de vários modelos, com diferentes tipos de especificação e incorporando sempre as variáveis espaciais. Esta abordagem tem a vantagem de permitir que os diferentes modelos concorram entre si para a melhor estimativa do valor da habitação em apreço, minimizando o erro da avaliação final e maximizando a precisão.

As variáveis espaciais são fundamentais neste processo, deste modo, para cada endereço de cada imóvel a CASAVAL vai obter as coordenadas geográficas (latitude e longitude) que permitem localizar o imóvel na superfície terrestre.

 

A avaliação desktop CASAVAL permite que o valor de mercado definido para o imóvel tenha em conta as suas características especificas mais importantes, como a localização (ao nível do número da rua, avenida, etc.), área bruta de construção, idade, número de quartos, qualidade de acabamentos, estado de conservação, existência de garagem, entre outros.

A avaliação desktop CASAVAL não contempla a visita ao imóvel a avaliar, sendo que os inputs sobre os atributos/características da habitação são fornecidos pelo cliente. A qualidade da avaliação final está, naturalmente, dependente da exatidão da informação fornecida pelo cliente sobre os atributos do imóvel.

A base de dados do CASAVAL é atualizada mensalmente, sendo os modelos testados regularmente por comparação com avaliações realizadas por peritos avaliadores.

Have a project in mind? Let’s talk about
how we can accomplish it together.
please Phone:
+351 213566781

ImoEconometrics está registada
na Comissão do Mercado de
Valores Mobiliário

imoeconometrics
imoeconometrics

Lisbon
Chartered Surveys

Translate »